Para aprimorar a estrutura interna o Sindioficiais iniciou o mês de fevereiro reunindo toda a sua diretoria, eleita na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada em dezembro. A reunião atual, ocorreu na sede do Sindicato, no último dia 09 de fevereiro, com o intuito de definir diretrizes e delinear as estratégias que serão necessárias para os desafios e embates que estão previstos para este ano.
Em um contexto de tantas mudanças, com um cenário de pós pandemia e início de novas administrações, tanto em âmbito nacional quanto no estadual, o Sindioficiais se vê atuando em um contexto de grandes desafios políticos e econômicos. Por isso, é necessário buscar o alinhamento com a vontade da sociedade, superar as expectativas da categoria e entregar mais efetividade nos serviços prestados aos cidadãos pelos oficiais de justiça. E, para desempenhar este papel, o sistema deve estar organizado e com estratégias e responsabilidades bem definidas.
A Diretoria atual se compromete a buscar e aprimorar ferramentas de planejamento que permitam projetar uma visão de futuro, não só para o Sindicato quanto especialmente para a categoria que representa. Para que isso seja possível, é preciso ancorar-se em uma metodologia denominada Análise SWOT. De origem inglesa, é formada pelas letras que dão origem à própria palavra SWOT – Strengths (Força), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Ou seja, a palavra em si já traduz o método que consiste em analisar de forma conjunta forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Nesse caso, entre os benefícios esperados com essa análise destacam-se: o mapeamento dos processos internos e externos do Sindicato (que sendo conhecidos e analisados permitirão excluir os fluxos administrativos com desempenho insatisfatório); a modernização e o aperfeiçoamento das ações (que obtiverem resultados positivos e em planos de ação e execução); a formação da cultura do monitoramento; e o gerenciamento da execução (focado na organização para resultados).
As diretrizes, as metas, as iniciativas, as ações e o planejamento que foram propostos nessa reunião têm o objetivo de alcançar resultados organizacionais melhores, permitindo que o Sindioficiais possa gerenciar as variáveis e os riscos próprios da atividade sindical. Além disso, espera-se que o aperfeiçoamento das atividades dos oficiais de justiça, sendo realizado cada vez mais com excelência, possa se refletir diretamente na prestação dos serviços públicos.