Durante o VII Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça (Enojus), evento organizado pela Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (AOJESP) e pela Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra), realizado em São Paulo na última semana, também ocorreu uma reunião da Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus-BR) visando discutir com os delegados sobre o ingresso na União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ), para firmar os últimos detalhes da adesão da entidade ao movimento.
O ingresso da Fesojus-BR será deliberado pela UIHJ, em maio do próximo ano, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, será realizado o primeiro Congresso Internacional da entidade na América Latina 2024, na capital carioca.
Historicamente, a União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ) recebeu essa sigla em função do nome dado à época de sua criação, como Union Internationale des Huissiers de Justice, que não havia sido traduzido. A iniciativa teve sua proposição feita em 1949, durante o Congresso Nacional de Oficiais de Justiça Franceses. Mas, foi concretizada efetivamente apenas no ano de 1952, em Paris, no congresso que reuniu oficiais dos seguintes países: Bélgica, França, Grécia, Holanda Itália, Luxemburgo e Suíça. Hoje, a UIHJ reúne participantes de 65 países, incluindo o Brasil.
De acordo com o diretor de Comunicação do SINDIOFICIAIS-ES, Roberto Branquinho Lucas, além de participar do Enojus o Sindicato pôde ter um proveito maior do evento ao desfrutar de um momento significativo e de integração para a categoria: participar da reunião com os representantes internacionais do oficialato visando contribuir para a construção de novos passos dos oficiais de justiça, tanto em âmbito nacional quanto internacional.
"A reunião com a UIJ foi uma atividade extra do SINDIOFICIAIS-ES e da Federação. Nós dos Sindicatos tivemos a oportunidade de estar reunidos com colegas como o vice-presidente, Eleandro Alves Almeida, e o presidente da Fesojus-BR, João Batista Fernandes, os representantes dos Sindicatos dos outros estados membros da Federação e, também, com os delegados da UIJ para debater a questão do ingresso na União", destacou Branquinho.
A UIHJ é uma organização não governamental internacional, que foi criada para promover, coordenar e desenvolver as atividades e a atuação dos oficiais de justiça em âmbito internacional. Surgiu com o objetivo de estreitar a colaboração entre as entidades representativas da profissão. A UIHJ busca garantir esforços para promover a dignidade e a independência da profissão dos oficiais de justiça, para que seja possível prestar e oferecer um serviço de qualidade cada vez melhor aos indivíduos e à comunidade. Em sua composição atual, no total, a UIHJ possui 103 membros de 98 países diferentes.
O SINDIOFICIAIS-ES está sempre atento e acompanhando a evolução e as iniciativas que visam manter a categoria atualizada e informada, para promover a defesa dos interesses e as necessidades dos oficiais de justiça. Que venha o Congresso Internacional na América Latina, no Rio de Janeiro, em 2024! Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades e atualizações da categoria. Visite a nossa página no Facebook e acesse o nosso perfil no Instagram.