Na tarde de hoje (5/5) o SINDIOFICIAIS-ES participou de uma das primeiras ações de conscientização da Semana Nacional de Combate ao Assédio e Discriminação. A campanha, promovida pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por intermédio das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, e a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), acontece de 5 até 9 de maio, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Resolução nº 351/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A diretora financeira do SINDIOFICIAIS-ES, Thelma Zbyszynski, que integra as Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação de 1º e 2º Graus do Poder Judiciário do Espírito Santo (PJES) ressaltou que essa Semana Nacional terá atividades relevantes como palestras, capacitações e rodas de conversa para os servidores, magistrados e prestadores de serviços do PJES.

Hoje (5/5), a Solenidade de Abertura, realizada no auditório da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), teve a palestra da juíza do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), Andrea Keust Bandeira de Melo, que tratou do tema: “Enfrentamento aos Assédios: Potencialidades e Desafios”.
Já para a manhã desta terça-feira (6/5), está previsto o curso remoto sobre Assédio Moral, com a juíza da Justiça Militar da União, Mariana Queiroz Aquino, que acontecerá por videoconferência, de 9h as 12h. O evento será voltado apenas para magistrados e servidores que ocupam algum cargo ou função de chefia.

Na tarde de quarta-feira, dia 7 de maio, a professora e pós-doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra e professora do Mestrado e Doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Gilsilene Passon Picoretti Francischetti, realizará uma roda de conversa virtual, às 16 horas. Será uma ação aberta a todos integrantes do Tribunal em que será abordada a temática da “Discriminação”.
A Semana Nacional de Combate ao Assédio e Discriminação ainda oferecerá a “Roda de Conversa: Assédio Moral e Sexual”, que será presencial com a psicóloga Giovana Costa Dantas da Silva, da Coordenadoria de Serviços Psicossociais e de Saúde (CSPS) do TJES, que está prevista para a quinta-feira (8/5), a partir das 16 horas, no auditório da Emes.

De acordo com o TJES, a política de prevenção e enfrentamento ao assédio e discriminação representa um marco importante no compromisso do Poder Judiciário brasileiro para garantir ambientes de trabalho saudáveis, respeitosos e livres de qualquer forma de violência, discriminação ou assédio e constitui uma Diretriz Estratégica da Corregedoria Nacional para o ano de 2025.
