Com o começo do mês de julho, o SINDIOFICIAIS-ES deu início ao calendário de visitação nas unidades que estão além dos limites da Grande Vitória. As primeiras visitas aconteceram, na semana passada, nas localidades de Linhares e São Mateus. Os encontros estão ocorrendo, sequencialmente, com as presenças de parte da Diretoria e do departamento jurídico do Sindicato, com a finalidade de informar, auxiliar e esclarecer as dúvidas mais comuns dos profissionais sindicalizados.
De acordo com o presidente do SINDIOFICIAIS-ES, Paulo Sérgio Torres Meinicke, essa iniciativa do sindicato tem o objetivo de proporcionar uma aproximação com as comarcas e os oficiais filiados para identificar e compreender melhor as particularidades de cada caso e orientar os melhores caminhos a serem seguidos.
“Nas visitas, podemos estar mais próximos dos filiados e mostrar um pouco do que o Sindicato está fazendo por eles, esclarece dúvidas sobre processos, negociações, direitos e acordos, por exemplo, bem como entender melhor as demandas de todos eles. Essa proximidade é fundamental e, assim, fica mais fácil conseguir direcionar esforços para atendê-los da melhor maneira”, explica o presidente.
Entre os temas mais recorrentes nas reuniões estão: o plantão judiciário; o processo 11,98% (que está em iminência de sair) e as promoções de 2018 e 2019.
De acordo com João Alfredo Martins, diretor de Família e Aposentados do SINDIOFICIAIS-ES, foram duas tardes de trocas de ideias, em que houve esclarecimentos de dúvidas sobre esses assuntos, especialmente pelo acompanhamento da advogada do Sindicato, Amabile Biancard, que pôde dar o suporte jurídico necessário para os oficiais filiados presentes.
“A procura maior, até agora, foi sobre a proposta de acordo da procuradoria. E cada colega tem suas particularidades ou necessidades, seu tempo de casa etc. Às vezes um considera que a proposta de receber integral é melhor. E o outro não. Existem os riscos de cada um. Por isso, precisamos dedicar uma atenção especial e auxiliar para que todos possam ter suas dúvidas sanadas e possam tomar suas próprias decisões”, conta o Diretor.
Ainda segundo o presidente, Paulo Meinicke, apesar da dedicação e da força-tarefa da equipe do Sindicato nos últimos dias, alguns filiados ainda estão com muitas dúvidas a respeito de alguns temas, como plantão e pagamentos, por exemplo. “Sobre esse assunto, estamos tentando fazer acordo. Quando se faz um acordo, resolve-se tudo melhor e de uma vez só. Mas, se a PGE não se pronuncia, não podemos esperar. Então, a solução vai ter que ser fazer tudo de forma individualizada”, explica.
O diretor João Alfredo complementa que ainda existem outras visitas programadas para as próximas semanas. “Fomos muito bem recebidos pelos colegas e ainda temos outras unidades para visitar. A próxima será a Comarca de Colatina. Então, os filiados que tiverem quaisquer dúvidas ou questionamentos e quiserem já se antecipar e se prepararem para esse nosso encontro, já podem fazê-lo, pois em breve nos encontraremos para um café regado a muita disposição para informar, responder, esclarecer e resolver o que estiver ao nosso alcance”, destaca João Alfredo Martins.