O acesso ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), por meio do sistema da Central de Mandados estará disponível para os oficiais de justiça em breve. A apresentação do sistema e da utilização dele foram demonstradas na reunião do Sindioficiais com a Secretaria de Tecnologia e Informação(STI), realizada no dia 10 de fevereiro. Esta inovação ainda deve passar por alguns ajustes finais. Segundo avaliação de Luiz Claudio Borges deve estar disponível já no final do mês de março.
A necessidade de acesso ao PJe é uma demanda antiga da categoria, para promover maior agilidade e efetividade no cumprimento dos mandados. O oficial de justiça em muitas situações no cumprimento de mandados precisa consultar os autos do processo para verificar alguma informação, dados, petição, decisão ou mesmo se há algum mandado e certidão anterior. Por isso, ter esse acesso pode agilizar bastante o andamento do processo.
Por intermédio deste acesso, agora os oficiais não terão mais necessidade de ir até um cartório para solicitar presencialmente o processo. Para fazer isso, basta acessá-lo on-line, diretamente no PJe. Com o intuito de facilitar o acesso do oficial de justiça, não é necessário fazer um cadastro no PJe. Os oficiais podem visualizar os documentos do processo no sistema da central de mandados. É preciso apenas possuir mandado atribuído. Esta inovação é mais uma importante vitória do Sindioficiais para a categoria.