Emes realizará curso híbrido sobre Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em junho

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O SINDIOFICIAIS-ES alerta que a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) irá promover um curso híbrido direcionado para oficiais de justiça do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES). O curso “O Papel das Oficialas e dos Oficiais de Justiça no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres” será ministrado em cinco datas diferentes, mesclando atividades on-line e presenciais ao longo do mês de junho.

De acordo com a organização do curso, as aulas remotas que serão feitas por videoconferência acontecerão nos dias 3, 9, 11 e 17 de junho, de 8h as 11h30. E no dia 5 de junho serão realizadas as atividades presenciais, na sede da Emes, em dois horários: pela manhã, de 9h as 12h e à tarde de 14h as 17h.

Inscreva-se aqui!

As vagas são limitadas, conforme a capacidade da plataforma e das especificidades da metodologia. Essa ação atende aos preceitos do planejamento estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), observando diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No corpo docente do curso estão importantes nomes da área que são referência no assunto, como a jurista, professora e integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Alice Bianchini, o professor e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Eduardo Augusto Salomão Cambi, e a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Luciana Lopes Rocha.

Quer saber mais? Confira uma síntese dos currículos e a formação dos professores palestrantes convidados.

Alice Bianchini
É doutora em Direito Penal, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e conselheira de notório saber do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ). Coordenadora da Pós-Graduação Direito das Mulheres www.meucurso.com.br. Coautora, dentre outros, dos seguintes livros Crimes contra mulheres, Juspodvum, 7ª ed., 2025; Crimes contra crianças e adolescentes, 2ª ed., 2024; Feminismo(s), 2ª ed., 2024, e Manual de Direito Eleitoral e Gênero, 2ª ed., 2025. Foi professora da Faculdade de Direito da USP e coordenadora geral dos cursos de especialização da Rede LFG. Ministra cursos de capacitação para profissionais do Direito sobre práticas da Lei Maria da Penha, perspectiva de gênero e violência contra mulheres.

Eduardo Augusto Salomão Cambi
Com Pós-doutorado pela Università degli Studi di Pavia, é doutor e mestre em Direito, pela Universidade Federal do Paraná. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, da Faculdade de Direito do Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) e da Faculdade Pan-Americana (Fapad). Presidente do Instituto Paranaense de Direito Processual e Membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas.

Luciana Lopes Rocha
É juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e juíza de Direito Titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Taguatinga/TJDFT. Coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher do Distrito Federal (NJM/TJDFT). Pós-Graduada Lato Sensu em Direito e Jurisdição com Área de Concentração em Gênero e Direito, pela Escola da Magistratura do Distrito Federal (Esma/DF). Integra o Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid). Ex-presidente do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), 2018. É integrante dos Comitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual e da Discriminação no Poder Judiciário; de Acompanhamento e Capacitação sobre Julgamento com Perspectiva de Gênero; e de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. É membro do Fórum Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Integra o Comitê Gestor do Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Fonavim) e o Comitê Executivo vinculado à Ouvidoria Nacional a Mulher. É formadora e tutora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Escola de Formação Judiciária do TJDFT nas temáticas Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres e Perspectiva de Gênero.

Confira mais Notícias

»

7.07.2025

TJES abre Processo de Promoção 2025

»

5.07.2025

SINDIOFICIAIS-ES se reúne com Assessoria Especial da Presidência do TJES para tratar sobre comarcas digitais

»

4.07.2025

Vitória no STF: entidades representativas nacionais garantem preservação das atribuições dos oficiais de justiça

»

26.06.2025

SINDIOFICIAIS-ES promoveu debate sobre Resolução nº 600 do CNJ, mudanças e futuro em Seminário

»

25.06.2025

Últimas vagas! Seminário “Segurança e Aposentadoria dos Oficiais de Justiça e Resolução 600 do CNJ” acontece manhã (26/6)

»

24.06.2025

Seminário terá mesa redonda com os oficiais de justiça Carolina Santos e Eleandro Alves Almeida, da Fesojus-BR

»

23.06.2025

O Seminário “Segurança e Aposentadoria dos Oficiais de Justiça e Resolução 600 do CNJ” será nesta quinta (26/6). Confira a programação!

»

13.06.2025

Semana intensa de mobilização em Brasília com avanços importantes para a categoria dos oficiais