Já estão abertas as inscrições para o curso remoto de aperfeiçoamento para oficiais de justiça sobre “Aplicabilidade do Sistema Infoseg”, que a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) realizará com o apoio do SINDIOFICIAIS-ES no dia 2 de agosto, de 8 as 12 horas, para servidores integrantes do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES).
O curso será ministrado pelo instrutor Eduardo Pinheiro Monteiro, abordando os seguintes pontos: legislação pertinente; segurança da credencial de acesso; principais tipos de consultas; consultas avançadas; integração com outros sistemas; ética e direitos humanos; e atualizações e manutenção do sistema.
De acordo com a Emes, o objetivo desse curso é desenvolver o uso mais eficiente e seguro do sistema Infoseg, promovendo aos servidores a possibilidade de aprimorar o conhecimento acerca do sistema, ao fornecer acesso rápido e preciso a dados sobre pessoas físicas, empresas, veículos, motoristas e armas. Dessa forma, espera-se que haja mais celeridade e que seja possível aprimorar a segurança e a precisão do uso do Infoseg na execução de ordens judiciais. Além disso, a Emes prevê melhorias na qualidade da prestação jurisdicional e na segurança pública ao contribuir para a eficiência operacional e o suporte informado a decisões judiciais.
Segundo destaca o presidente do SINDIOFICIAIS-ES, Paulo Sérgio Torres Meinicke, a iniciativa do Sindicato de buscar cursos de capacitação e treinamento para qualificar os oficiais de justiça foi prontamente atendida pela Emes, que vem dando toda a assistência necessária.
“O SINDIOFICIAIS-ES teve a iniciativa de procurar a Emes para buscar apoio na realização de cursos que auxiliem na rotina dos oficiais de justiça. Esse já é o quarto curso que a Emes disponibiliza a pedido do Sindicato para atender as demandas e temas necessários para a categoria. Sabemos que o oficialato carece de valorização e qualificação. É isso que temos buscado. E a Emes e o TJES têm nos ajudado nessa missão. Que venham mais cursos e turmas para atender a todos e vermos, cada vez mais, uma sociedade recebendo serviços melhores e com mais qualidade e eficiência”, enfatizou Meinicke.
O servidor e instrutor Eduardo Pinheiro Monteiro é professor e analista de Tecnologia da Informação, com mestrado em Políticas Públicas e, entre outras contribuições, atuou na fundação da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), que é vinculada à Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES).