O SINDIOFICIAIS-ES promoveu, nesta sexta-feira (19/08), o evento Encontro Oficial. Pela manhã houve a palestra de formação “O Oficial de Justiça e as Novas Atribuições: Crise ou Evolução?”, no auditório do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). O Encontro foi uma excelente oportunidade para debater as mudanças que a evolução tecnológica tem trazido para o sistema judiciário e para os oficiais de justiça que precisam se preparar para esse novo momento que já está acontecendo.
O desembargador e presidente do TJES, Fabio Clem de Oliveira, ressaltou a satisfação em sediar o evento e receber os profissionais que estão buscando, cada vez mais, evoluir e fortalecer a união da categoria.
"Estamos na nossa casa. Aqui é a referência do trabalho de todos nós. É um espaço para que todos se sintam acolhidos. Ficamos bastante tempo afastados. E, com a pandemia, muita coisa ficou atrasada. Temos agora uma demanda reprimida de conversas. E, uma das coisas que eu tenho feito aqui, desde que assumi a presidência do Tribunal, é conversar com as pessoas, os profissionais, para acolher as necessidades. Tenho me dedicado a trabalhar a união da classe", afirmou o presidente.
O desembargador também destacou a necessidade de estreitar a relação e de trabalhar juntos para melhorar as rotinas de trabalho do oficialato.
"Temos que nos unir para que possamos elevar o nível de qualidade dos serviços e processos, para atender, cada vez melhor, as necessidades. E, acima de tudo, para colocar todos dentro desse objetivo, desse ideal, em função até do atraso tecnológico que nossos sistemas se encontram. Por isso, temos trabalhado com dedicação, buscando parcerias em vários municípios, com o Governo, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/ES) e outras importantes iniciativas como esse espaço para debates aqui nesse Encontro, no dia de hoje", completou Fabio Clem de Oliveira.
Esse encontro oficial visa aproximar a administração e os oficiais de justiça da realidade enfrentada diariamente pela categoria, além de destacar as inovações tecnológicas que vêm sendo incorporadas nas atribuições dos oficiais de justiça e a necessidade que esses profissionais do oficialato terão de se adaptar e reinventar nas funções para atender aos anseios da sociedade.
Os professores da Escola de Oficiais, Mauro Faião Rodrigues e Daniel Faião Rodrigues, palestraram sobre o avanço tecnológico, as novas atribuições do oficialato e como destravar a evolução do sistema judiciário. Além disso, ressaltaram a necessidade dos profissionais se atualizarem e capacitarem e ainda citaram exemplos da evolução e da digitalização, que já estão sendo realizados em outros estados com excelência.
No período da tarde foram realizadas três mesas redondas, promovendo debates com a participação e as contribuições dos Desembargadores Pedro Valls Feu Rosa, Fernando Zardini Antônio e Samuel Meira Brasil Júnior. A programação traz temas como “A crise do cenário atual”, as “Novas atribuições” dos Oficiais de Justiça e “A necessidade de capacitação e proatividade no exercício da função”, além de subtemas relevantes para a rotina dos oficiais.
A cerimônia de abertura teve a participação do desembargador Fabio Clem de Oliveira, presidente do TJES, do presidente SINDIOFICIAIS, Paulo Sérgio Torres Meinicke, da diretora de Assuntos Sindicais, Marilandes Dias de Oliveira, da diretora de Finanças, Thelma Dionores Zbyszynsk, do diretor de Comunicação Roberto Branquinho Lucas, do diretor de Família e Aposentados João Alfredo Martins e o diretor jurídico do Sindicato, Marlon de Araújo.
Também estiveram presentes o Diretor da Associação dos Servidores Públicos do Espírito Santo (Ajudes), Elson Gonçalves Júnior, o Presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Servidores (COOPJUD) e a Juíza de Direito, Débora Maria Ambos, que foi homenageada e agraciada com um buquê de flores e o livro "História da Literatura Brasileira – Da carta de Caminha aos Contemporâneos", obra do jurista, escritor, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras, Carlos Nejar.