Cerca de 40 filiados participaram da reunião online com a Diretoria do Sindioficiais-ES realizada ontem (17/11).
A reunião serviu para que os filiados ficassem atualizados sobre as ações que a atual gestão tem desenvolvido em favor dos oficiais de justiça e também sobre a evolução do Sindicato enquanto entidade única e legítima representante da categoria no Espírito Santo.
Entre os assuntos prioritários da reunião estavam a indenização de transporte, o pagamento dos plantões judiciários e o andamento das promoções 2017 e 2018.
Sobre a evolução do Sindioficiais-ES enquanto entidade, o presidente Paulo Sergio Torres Meinicke ressaltou o reconhecimento do Sindicato pelo TJES como único e legitimo representante dos oficiais de justiça no Espírito Santo; a ação conjunta da Diretoria atual que resultou em conquistas e melhorias relevantes para a categoria como por exemplo: o pagamento sobre férias vencidas; a ampliação do setor jurídico do Sindicato (elevado ao status de Departamento Jurídico) que agora é composto por duas advogadas e uma estagiária de Direito, resultando em mais atendimentos presenciais e remotos a todos os oficiais, além de presença diária da equipe de advocacia na sede do Sindicato e a melhora substancial da Comunicação do Sindicato com seus filiados através de atualização constante de seus canais de comunicação (Site, Facebook, Instagram, Whatsapp e as publicações Sindioficiais Informa e o Sala de Oficiais.
Sobre a Indenização de Transporte
A Diretoria ouviu atentamente as inquietações dos participantes e reconheceu que elas são justas e merecem toda a atenção do Sindicato.
Não existe uma solução simples para o caso, afirmou o presidente do Sindioficiais-ES Paulo Meinicke. Sabemos que atual gestão do TJES não tem intenção de conceder a indenização de transporte sob a alegação de término do mandado, ou seja, o argumento é que a Lei diz que não pode haver aumento de despesas com pessoal há 180 dias do término de um mandado, além disso, o Tribunal alega falta de orçamento.
Segundo a vice-presidente do Sinfioficiais-ES, Gilceia Martins Marcelino, o sindicato não concorda com as argumentações e objeta que a verba de transporte tem caráter indenizatório e não pode ser considerada como verba de despesa com pessoal. Já sobre a falta de orçamento, a vice-presidente explica que o Sindicato contratou uma assessoria econômica para analisar minunciosamente o orçamento do Tribunal a fim de demonstrar que a verba para pagar a indenização de transporte aos oficiais existe.
Respondendo ao questionamento de uma oficiala sobre o “Plano B” no caso de não haver uma solução para as ações administrativas, o diretor de Comunicação, Roberto Branquinho, disse que a Diretoria não irá ficar parada e deverá convocar uma Assembleia para que os oficiais decidam os próximos passos do movimento.
A Diretoria do Sindioficiais-ES considerou a reunião muito proveitosa e reitera os agradecimentos a todos os que dela participaram.
Vale lembrar que a legitimidade do Sindicato já existe pois é reconhecidamente o único representante da categoria no Estado. O que é necessário a partir de agora é fortalecer o engajamento dos filiados e de toda a categoria, por isso reuniões como essa que o sindicato realizou são um caminho a ser repetido.
Só com engajamento teremos mais força para vencer os desafios de nossa atividade profissional.