Recadastramento anual do IPAJM já pode ser feito pelo portal Gov.br com prova de vida virtual

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O SINDIOFICIAIS-ES informa que oficiais de justiça e servidores aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Estado do Espírito Santo (IPAJM) devem ficar atentos ao recadastramento anual obrigatório. Todo ano, é necessário realizar a prova de vida. Mas, o Instituto explica que agora os beneficiários que desejarem terão a novidade disponível na palma da mão. O procedimento já pode ser feito virtualmente, por meio do aplicativo Gov.br que utiliza reconhecimento facial.

No Espírito Santo, os beneficiários também continuarão a ter a opção de se recadastrar pessoalmente em qualquer agência do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), mas por livre e espontânea opção, tendo a oportunidade de escolher se deseja fazer presencial. É o que explica o oficial de justiça e conselheiro administrativo do IPAJM, Elson Junior.

Segundo aponta o conselheiro, os oficiais e servidores não vão mais precisar ter que se preocupar em gastar com tempo ou custos de transporte e deslocamento. Elson assegura que aquele segurado que já é idoso ou mesmo que possua alguma questão de saúde, dificuldade de locomoção, os que já são acamados ou requerem cuidados em casa e até os que possuem algumas dificuldades ou impedimentos para se deslocar poderão fazer a prova de vida direto do conforto de suas casas.

Elson ainda destaca que além de agilizar o processo, essa novidade também poupará os beneficiários de enfrentarem fila e tempo de espera, por exemplo, pois só fará o recadastramento anual e a prova de vida presencialmente em uma agência quem desejar ou não tiver condições de acesso fácil à internet.

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

“Antes, o procedimento tinha todo um protocolo e tempo para ser viabilizado. Agora, essa novidade dará mais praticidade e celeridade, pois agora recadastramento anual atravessa o sistema direto. O aposentado ou pensionista vai poder fazer do conforto e da comodidade da própria casa ou de onde estiver. Basta ter acesso a um celular, notebook ou computador para fazer a prova de vida através do site ou do aplicativo Gov.br”, explicou o conselheiro Elson Junior.

“O SINDIOFICIAIS-ES parabeniza o IPAJM por essa parceria entre os governos Estadual e Federal, que vai trazer mais comodidade para os aposentados e pensionistas na hora de fazer a prova de vida virtual com reconhecimento facial”, enfatizou o diretor Francisco Manoel Bitencourt.

Prova de vida virtual: mais rapidez, facilidade, praticidade e segurança

Conforme reforça o diretor de Família e Aposentados do SINDIOFICIAIS-ES, Francisco Manoel Bitencourt, essa novidade com a parceria entre governos e o uso da ferramenta da prova de vida virtual pelo aplicativo Gov.br deve apresentar melhorias consideráveis para os aposentados e beneficiários.

“O SINDIOFICIAIS-ES parabeniza o IPAJM por essa parceria entre os governos Estadual e Federal, que vai trazer mais comodidade para os aposentados e pensionistas na hora de fazer a prova de vida virtual com reconhecimento facial. O Sindicato está sempre atento às questões que envolvem a melhoria de qualidade de vida dos aposentados. E essa é uma medida que caminha ao encontro desse propósito”, enfatizou o diretor Francisco Manoel Bitencourt.

De acordo com o conselheiro do IPAJM, fazer a prova de vida via internet e sem nem precisar sair de casa além de comodidade e praticidade para aposentados e pensionistas da Grande Vitória, não se pode esquecer que também vai facilitar a e agilizar a vida daqueles que moram no interior.

“Quem mora no interior, mesmo se não tiver sinal de internet fácil, conseguirá fazer o recadastramento e a prova de vida de forma mais fácil. Creio que mesmo quem não tem um bom celular, certamente tem alguma escola, posto de saúde, prefeitura ou algum local das cidades menores do interior que a pessoa poderá buscar quem tenha um computador e internet, ou um familiar ou conhecido que tenha celular e já fazer tudo sem precisar se deslocar até outro município ou até a Grande Vitória”, assegurou membro do Conselho Administrativo do IPAJM.

O oficial de justiça e conselheiro Elson Junior ainda ressalta que é uma evolução e haverá muita celeridade no processo e, consequentemente, vai diminuir o percentual de pessoas que possam vir a ficar sem receber a aposentadoria ou pensão caso não façam a prova de vida, como ocorre hoje.

“Mais de 99% dos aposentados e pensionistas vão conseguir fazer o recadastramento e a prova de vida, de forma rápida, fácil, prática e segura pelo site ou aplicativo. Vai facilitar muito. E vai garantir o recebimento da pensão com mais celeridade, comodidade e agilidade do processo, sem que o segurado precise sair de casa”, enfatizou Elson Junior.

“Se o segurado faz aniversário no mês de maio, existe um período do ano para ele fazer a prova de vida. Mesmo que não faça em maio, no IPAJM ainda ‘não terá o corte do salário’. Ou seja, vai chegar um período que tem ‘corte’ e o beneficiário fica sem receber. E com essa novidade e praticidade isso não deve mais acontecer. Algumas pessoas não vão mais deixar de fazer a prova de vida. A não ser que a pessoa esqueça ou esteja fora de contato mesmo. Será um percentual muito alto de quem fará. Isto é, mais de 99% dos aposentados e pensionistas vão conseguir fazer o recadastramento e a prova de vida, de forma rápida, fácil, prática e segura pelo site ou aplicativo. Vai facilitar muito. E vai garantir o recebimento da pensão com mais celeridade, comodidade e agilidade do processo, sem que o segurado precise sair de casa”, enfatizou Elson Junior.

Quando se recadastrar?
O prazo para o recadastramento anual é baseado no mês de aniversário do beneficiário, para garantir a manutenção do pagamento das aposentadorias e pensões. Para se recadastrar é preciso ficar atento aos três períodos de prazos programados identificados na tabela do IPAJM.

O coordenador do Recadastramento, Gabriel Duque Zonta conta que a prova de vida é verificada todo ano, por intermédio do Recadastramento, pois ela permite saber se a pessoa que recebe benefícios do IPAJM realmente está viva. E complementa: “É uma ação muito importante, pois evita fraudes e pagamentos indevidos”, disse Gabriel Zonta.

Quem desejar, pode conferir as regras e diretrizes do Recadastramento de 2025 disponíveis na Portaria nº 15-R/2025, que foi publicada no Diário Oficial do Estado, do dia 30/12/2024, e prevê a possibilidade de realização da prova de vida por meio digital. Clique aqui e confira a íntegra!

Como se recadastrar e fazer a prova de vida?

Presencialmente – Banestes
Basta comparecer em qualquer agência do Banestes em todo o Espírito Santo e apresentar documentos de identificação com foto, como a carteira de identidade (RG) ou de motorista e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Atenção: não é necessário apresentar cópias dos documentos para deixar na agência. No dia da Prova de Vida o beneficiário só precisa apresentar os documentos originais. Confira nessa lista qual é a agência mais próxima da sua residência.

Digitalmente – via aplicativo Gov.br
A prova de vida virtual deve ser realizada no aplicativo gratuito Gov.br.
Quem ainda não possui o app pode acessar a loja de aplicativos e baixar direto no celular. Baixe aqui!

Se você ainda não possui a conta Gov.br, é só seguir o passo a passo e baixar agora:

1) Entre no aplicativo, na tela inicial abra o item “Serviços” e clique em “Prova de vida”;
2) Na tela “Histórico de Prova de vida”, basta selecionar “Prova de vida pendente”;
3) Na tela “Autorização” vá em “Autorizar”;
4) Siga as instruções e faça o seu reconhecimento facial;
5) Após finalizar o reconhecimento facial, clique em “OK”;
6) Na tela de Autorização, o status da Prova de Vida mudará para “Autorizado”.

O SINDIOFICIAIS-ES alerta que para utilizar o aplicativo Gov.br o beneficiário deve ter cadastro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso não tenha, é preciso ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que é o documento oficial atual que unifica todos os registros de identificação de um cidadão.

Serviço
Como fazer?
Via site ou aplicativo do Gov.br
Presencialmente em qualquer agência Banestes

Como baixar o app Gov.br?
Abra o link no celular e baixe aqui!

Quando se recadastrar?
Basta seguir o calendário estipulado pelo IPAJM de acordo com o mês de aniversário do beneficiário

Dúvidas?
Acesse o portal do Instituto. Clique aqui!
Ou procure o Teleatendimento: (27) 3201-3180 / 3202-8131

Confira mais Notícias

»

22.04.2025

Sindioficiais-ES reúne categoria para debater sobre as “Comarcas Virtuais” que estão sendo instauradas pelo TJES

»

15.04.2025

Portal do Servidor já está habilitado para receber as Declarações de Bens e Valores

»

14.04.2025

Mais uma vez! Outro caso de violência e ameaça contra um oficial de justiça da comarca de Cariacica (ES)

»

8.04.2025

Vitória: Câmara dos Deputados aprova emendas ao PL nº 4015/23 para reconhecer Risco da atividade aos oficiais de justiça

»

4.04.2025

Risco da atividade em pauta: PL nº 4015/2023 estará na pauta da Câmara para a próxima terça-feira (8/4)

»

4.04.2025

SINDIOFICIAIS-ES participa de reunião sobre o Orçamento do PJES

»

4.04.2025

Recadastramento Anual: servidores do PJES devem se recadastrar até 30/4

»

1.04.2025

De novo: mais um caso de insegurança, violência e ameaça com oficiala de justiça no Espírito Santo