Paulo Sérgio Torres Meinicke, presidente do Sindioficiais-ES participou ontem (11/03), a convite da Assessoria de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica do TJES, da primeira reunião para elaboração do planejamento estratégico do órgão para o período de 2021 a 2026.
As entidades que foram convidadas terão o papel mobilizarem suas categorias para que seus filiados possam colaborar com sugestões específicas a cada uma delas. As sugestões serão enviadas ao TJES e, caso sejam consideradas possíveis e atendimento, serão inseridas numa minuta de resolução que a Assessoria irá apresentar ao Tribunal.
Segundo Meinicke, o Sindioficiais-ES vai ouvir a categoria nas próximas semanas e, sim, vai apresentar sugestões que favoreçam o desempenho das atividades do Oficial de Justiça e contribuam para dar agilidade e eficiência ao Judiciário capixaba.
Durante a reunião foram apresentados os resultados de uma pesquisa pública feita pelo TJES. Entre os vários aspectos abordados chamaram a atenção dois atributos que precisarão ser enfatizados pelo Tribunal nos próximos cinco anos: celeridade e agilidade. A pesquisa, embora tenha tido baixa taxa de resposta do público, também sinalizou que o tempo de tramitação dos processos nas unidades judiciárias de 1º grau pode ser considerado o ponto mais fraco da atuação do Judiciário capixaba.
Depois dessa reunião geral com representantes das entidades sindicais e associativas, a estratégia do TJ será promover reuniões setoriais internas, já a partir da próxima semana, para construir a proposta final que será apresentada sob a forma de uma minuta de resolução.