Home

»

Ilegimitidade superveniente: os oficiais de justiça estão correndo risco de representação?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Para advogada do Sindicato dos Oficiais de Justiça no Estado do Espírito Santo, drª. Amabile Biancardi, a resposta é SIM porque a Justiça reconheceu a exclusividade de representação da categoria para o Sindioficiais-ES. 

“Existem oficiais de justiça que ainda não estão sindicalizados no Sindioficiais-ES. Se, por uma eventualidade, eles se utilizarem de outro sindicato para postular qualquer direito, eles poderão ser intimados a regularizar a representação. Uma vez que o Sindijudiciário NÃO pode representá-lo, o oficial postulante precisará constituir um advogado particular ou deverá pertencer ao quadro de sindicalizados do Sindioficiais-ES que, além de ser o único e legítimo representante, está devidamente estruturado para atender a categoria em suas demandas, resguardando seus direitos individuais e coletivos”, explica drª Amabile. 

Dizendo de outra forma, isso significa que estar com uma representação inadequada em um processo pode gerar consequências danosas a longo prazo, inclusive a perda de direitos dos oficiais, justamente pela ausência de legitimidade.

De acordo com drª. Amabile, o Tribunal de Justiça pode, ao analisar um pedido, ter uma interpretação de que aquele oficial de justiça é estranho àquela relação jurídica e, simplesmente, excluí-lo, fazendo com que ele perca seus direitos.

A advogada lembra que em 2020 houve diversos casos de requerimentos administrativos de oficiais de justiça que entraram com os pedidos através do Sindijudiciário e foram intimados a regularizarem a situação, considerando a ilegitimidade superveniente da referida entidade sindical na representação desses servidores públicos.

Conforme dito anteriormente, regularizar significa para os oficiais de justiça apresentar um advogado particular ou ser filiado ao Sindioficiais-ES que é seu único e legítimo representante.

Filiem-se e contem conosco!

Confira mais Notícias

»

15.01.2025

PJES convoca servidores a informar, entre os dias 15 a 21 de janeiro, o gozo das férias ou solicitar sua transferência

»

13.01.2025

TJES convoca oficiais de justiça avaliadores para escolher áreas de trabalho no dia 20/01. Confira a lista de servidores aptos!

»

13.01.2025

SINDIOFICIAIS-ES de olho no futuro

»

10.01.2025

Oficiais terão prazo até 31/1 para solicitar a renovação do auxílio-creche para o exercício de 2025

»

26.12.2024

SINDIOFICIAIS-ES participa da última reunião do Comitê Gestor Regional Orçamentário de 2024, debatendo a aplicação da Resolução nº 219/16 do CNJ no TJES

»

19.12.2024

Oficiais de Justiça aprovam pauta de reivindicações da categoria para 2025

»

18.12.2024

TJES publica Ato Normativo nº 301/2024 que institui a Central de Inteligência para Pesquisa e de Constrição Patrimonial na Comarca de Vila Velha

»

12.12.2024

Oficiais poderão registrar buscas de bens e de pessoas em sistemas eletrônicos