O curso teórico-prático sobre Diligência Segura promovido pela parceria entre a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) e o SINDIOFICIAIS-ES, com apoio da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo aconteceu esta semana, de 8 a 10 de julho, com aulas teóricas e práticas para promover a aprendizagem de defesa pessoal.
O instrutor do curso e também oficial de justiça Oly Eduardo Fachetti de Oliveira, relatou a necessidade de cursos de capacitação como este, que além de auxiliar os oficiais de justiça sobre defesa pessoal e riscos da profissão, ainda trabalham a questão da consciência de que a prática do exercício da profissão dos oficiais traz constante ameaça.
“Ministramos a parte prática do curso de Diligência Segura aqui na Academia da Polícia Militar e a gente treinou 20 oficiais de justiça que, com certeza, saíram daqui mais conscientes dos riscos que estão enfrentando nas atividades da função no dia a dia”, disse Fachetti.
O professor de defesa pessoal, Francisco Alvarenga, destacou a importância de saber os riscos com os quais um servidor precisa ou pode vir a lidar na rotina de atividades do cargo de oficial de justiça.
“Esse curso foi promovido pela Emes com o apoio do SINDIOFICIAIS-ES, com o objetivo de trazer a capacitação do profissional no seu dia a dia, com a intenção de que ele possa entender como trabalhar para prevenir esses riscos, para que todos possamos voltar em segurança para casa, que é o objetivo de todos nós”, ressaltou o instrutor Francisco Alvarenga “Chico”.
O diretor de Comunicação, Roberto Branquinho Lucas, destacou que esse foi um curso essencial para os oficiais de justiça, pois é necessário treinamento para saber as técnicas de defesa pessoal e como agir em uma situação de risco.