A decisão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo – TJES, no expediente que trata de questões relativas à execução de atividades desenvolvidas pelos oficiais de Justiça da Comarca de Colatina, reconheceu a legitimidade do Sindioficiais-ES como único representante da categoria e, portanto, a única entidade com direito de representá-la junto ao TJES, em detrimento do Sindijudiciário-ES.
Para a vice-presidente do Sindioficiais-ES, Gilceia Martins Marcelino, a decisão negativa ao Sindijudiciário-ES encerra um debate retórico que só continha o demérito de confundir os oficiais de Justiça e o próprio TJES nas questões de interesse da categoria.
"Foi com muita satisfação que recebemos o reconhecimento do TJES sobre o caráter exclusivo de representação da categoria, do Sindioficiais-ES. Lembro que isso aconteceu após anos de luta por tal reconhecimento do Tribunal, mas que até então não havia sido feito", pontua a diretora de assuntos sindicais, Marilandes Dias de Oliveira.
Vale lembrar que em setembro de 2016, o agora extinto Ministério do Trabalho e Emprego, atualmente abarcado pelo Ministério da Justiça, reconheceu a legitimidade do Sindioficiais-ES restaurando-lhe o registro Sindical.