Já está aberto o concurso público para provimento de 128 vagas de nomeação imediata e a formação de Cadastro de Reserva para cargos de nível superior do quadro de pessoal do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES). O Sindioficiais-ES iniciou as atividades de 2023 com a apuração do processo seletivo, que já foi autorizado e teve o Edital Nº 1 – TJ/ES publicado no último dia 9 de janeiro, no Diário de Justiça do Espírito Santo. Ao todo, estão previstas 20 vagas imediatas para o cargo de oficial de justiça, com lotação em qualquer comarca do Estado.
O Sindioficiais-ES ressalta que, além do provimento de vagas imediatas, durante o prazo de validade do concurso público também há previsão de Cadastro de Reserva, com o qual se pode ter até 480 vagas para oficiais de justiça. As inscrições acontecem de 16 de janeiro até o dia 06 de fevereiro. As provas objetivas e discursivas devem ser realizadas no dia 19 de março de 2023.
O Sindioficiais-ES apoia a realização do concurso público, especialmente em função da notória carência de servidores no cargo de oficial de justiça em todo o Estado do Espírito Santo no atual momento. Vale aqui destacar que o último concurso realizado com essa finalidade ocorreu há mais de dez anos.
A realização do concurso público, entretanto, não impede que seja mantida a firme defesa do Sindicato no que se refere ao pagamento e à implementações de promoções anteriores, além de recomposições de vencimentos e indenizações. O Sindioficiais-ES tem acompanhado de perto e visto que o atual contexto, com expressivo equilíbrio orçamentário e fiscal do TJES, permite tais pleitos.
Sendo assim, o Sindioficiais-ES compreende que as demandas de concurso público, implementação e reposição podem e devem caminhar em conjunto, tendo em vista que se trata de pleitos para melhorar a qualidade de trabalho do servidor, bem como a valorização profissional e salarial dos oficiais de justiça.
O Sindicato destaca ainda que acompanha no Tribunal a evolução da questão da antiguidade dos servidores em conformidade com a decisão do desembargador Samuel Meira Brasil. O Sindioficiais-ES entende que isso irá impactar prováveis remoções, que devem acontecer antes mesmo que os novos servidores sejam nomeados.
Para acessar o Edital do concurso público, é só abrir o link direto disponível no site do TJES. Clique aqui