Nesta sexta-feira (26/9), o terceiro e último dia da programação do Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça do Brasil (EnojusPR25), realizado nos dias 24, 25 e 26 de setembro, em Curitiba (PR), o evento é promovido pela Associação dos Oficiais de Justiça do Paraná (Assojepar), com apoio da Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra), reuniu 480 Oficiais de Justiça de 23 estados da federação mais o Distrito Federal.






Ao todo, foram três dias de conhecimento, conexões, cultura e experiências únicas. E este terceiro dia teve a palestra sobre a redefinição do papel do Oficial de Justiça na era digital, ministrada pelas Oficialas Claudete Pessôa e Andrezza Assis. O representante da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Oficiais de Justiça (FPMOJ), Deputado Coronel Meira (PL-PE), explanou acerca do papel das entidades representativas na construção legislativa.
O Diretor de Assuntos Sindicais, Cultura e Cidadania do SINDIOFICIAIS-ES, João Alfredo Martins, conversou com a Oficiala de Justiça e Palestrante Claudete Pessôa sobre o redimensionamento das atribuições dos oficiais de justiça.
Ricardo Prado abordou a transformação da função do Oficial de Justiça e a conciliação sustentável. Já a Juíza do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Maria Teresa Thomaz, discorreu sobre a efetividade do Judiciário e a conexão entre a decisão judicial e o cumprimento do mandado.

O EnojusPR25 encerrou as atividades de forma marcante e inesquecível para os participantes, com a palestra “A felicidade não está lá fora”, da Atriz e Palestrante Mayana Neiva, que provocou uma reflexão nos participantes presentes com o tema.
Com uma sensibilidade única, a atriz e palestrante cantou, conduziu uma meditação com todos os participantes presentes e sugeriu reflexões inspiradoras sobre felicidade genuína, presença e propósito. Mayana ressaltou a honra de estar ali falando com oficiais de justiça de todo o País, pois acredita que toda pessoa pode se beneficiar com essa temática, mas, em especial, os oficiais que levam a Justiça de frente, pois são o escudo da Justiça no Brasil e devem estar empoderados dessa mensagem que traz paz e tanta força interior.
No encerramento, um jantar especial fechou o EnojusPR25 com chave de ouro, música boa, conexões e um brinde aos três dias intensos de palestras e vivências. O Presidente da Afojebra, Mário Medeiros Neto, anunciou que o destino da próxima edição já está marcado: será em Belo Horizonte (MG). No ano que vem, Minas Gerais será o próximo estado a sediar o Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça do Brasil.






De acordo com a organização do evento, com cerca de 480 participantes em 2025, o Enojus Paraná superou o encontro realizado no ano passado, em Pernambuco, quando 450 oficiais de todo o País prestigiaram o evento.
Em conversa com o Diretor de Comunicação do SINDIOFICIAIS-ES, Roberto Branquinho Lucas, o Presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Santa Catarina (Sindojussc), Fernando Amorim Coelho, convidou os Oficiais capixabas para o VI Conojus, que acontecerá de 22 a 24 de abril de 2026, em Florianópolis (SC).