
O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado do Espírito Santo (SINDIOFICIAIS-ES) informa que a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) promoverá a palestra remota “A Saúde Mental da Servidora Mãe e da Magistrada Mãe”, no dia 9 de setembro de 2025, de 8h30 as 11h30, com a psicóloga e professora Carolina da Silveira Ghizoni. A palestra tem vagas limitadas e será realizada por videoconferência, para servidoras e magistradas do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo (PJES).
Segundo a Emes, a temática da saúde mental da mulher, em especial, as que desempenham funções públicas, como oficialas de justiça, servidoras e magistradas, é um tema urgente e necessário, pois dados evidenciam um aumento alarmante de casos de ansiedade, depressão e burnout entre mulheres. E, na maioria desses casos, essas mulheres além das próprias responsabilidades profissionais, também acumulam questões da maternidade e das tarefas domésticas na rotina diária, o que gera sobrecarga emocional. E ainda precisam lidar com as cobranças pessoais e a pressão social, que podem adoecê-las física e mentalmente.
“Para o SINDIOFICIAIS-ES, valorizar a saúde mental das oficialas, enquanto mães e profissionais, é promover dignidade, respeito e condições mais humanas de trabalho. Seguiremos juntos na defesa de políticas institucionais que cuidem de quem cuida de tantos”, ressaltou a vice-presidente Gilceia.

Imagem: iStock Fotos / Kubkoo
De acordo com a vice-presidente do SINDIOFICIAIS-ES, Gilceia Martins Marcelino, o Sindicato manifesta total apoio à iniciativa do TJES e da EMES em promover uma palestra que trata da importância do tema saúde mental das mulheres que são mães e, muitas vezes, precisam fazer dupla ou tripla jornada. Para ela, abrir espaço para falar sobre esse assunto com as servidoras é sinônimo de cuidado, respeito e acolhimento.
“Trata-se de uma ação relevante e necessária, que demonstra sensibilidade e compromisso com o bem-estar das mulheres que conciliam, com coragem e dedicação, a missão de servir à Justiça com a maternidade. Para o SINDIOFICIAIS-ES, valorizar a saúde mental das oficialas, enquanto mães e profissionais, é promover dignidade, respeito e condições mais humanas de trabalho. Seguiremos juntos na defesa de políticas institucionais que cuidem de quem cuida de tantos”, ressaltou a vice-presidente Gilceia.
Diante disso, o curso objetiva oferecer um espaço de reflexão, aprendizado e suporte, para auxiliar as servidoras e magistradas que são mães a reconhecer, compreender e gerenciar os desafios relacionados à saúde mental delas. Para isso, serão fornecidas algumas ferramentas práticas e dicas de autocuidado, resiliência emocional e construção das importantes redes de apoio.

Imagem: iStock Fotos / kbeis
A palestrante Carolina da Silveira Ghizoni é psicóloga e professora, com experiência em saúde mental da mulher e questões que envolvem a maternidade. Ela abordará os seguintes tópicos: (1) introdução à saúde mental; (2) desafios específicos para servidoras e magistradas mães; (3) impactos da saúde mental na vida pessoal e profissional; (4) sinais de alerta e autoconhecimento; (5) estratégias de autocuidado; e (6) construção de rede de apoio.