A Federação das Entidades Sindicais dos Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus-BR) realizou, nesta quarta-feira (5/11), em Brasília, a eleição e posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o quadriênio 2025–2029. O processo aconteceu em formato híbrido, com a participação dos sindicatos filiados de todo o País, com o objetivo de garantir ampla representatividade e transparência.

Com chapa única inscrita, denominada – “Seguindo em Frente”, a eleição se deu por aclamação, em conformidade com o Estatuto da Fesojus-BR, reafirmando o compromisso da Federação com a unidade e o fortalecimento da categoria.
O presidente João Batista Fernandes de Sousa foi reconduzido à liderança da Federação, tendo como vice-presidente Pedro Paulo Alves da Costa, ao lado da Diretoria composta por representantes de diferentes estados do Brasil.
Durante a cerimônia, o presidente da Comissão Eleitoral, Fernando Amorim Coelho, conduziu os trabalhos e, após a aclamação, deu posse à nova Diretoria.
Estiveram presentes representantes da Associação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Fenassojaf), entre eles o presidente Fábio, a ex-presidente Mariana Líria e a diretora Karina. O evento também contou com a presença do presidente da Frente Parlamentar Mista dos Oficiais de Justiça (FPMOJ), Coronel Meira, que prestigiou o momento e enfatizou a importância da união entre as entidades representativas da categoria.
“Seguiremos trabalhando com seriedade, união e diálogo, defendendo os interesses dos oficiais de justiça e valorizando cada entidade que compõe esta Federação”, destacou o presidente João Batista Fernandes.
Na ocasião, Cel. Meira elogiou o trabalho desenvolvido pelo presidente, João Batista Fernandes, à frente da Fesojus-BR. O parlamentar ainda reafirmou o compromisso da Frente Parlamentar com as entidades — Fenassojaf, Fesojus-BR e Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra) — e garantiu o apoio do gabinete dele às futuras ações dessas três entidades parceiras, destacando que a integração entre as elas é essencial para o fortalecimento nacional dos oficiais de justiça.
Em seu discurso, o presidente João Batista Fernandes de Sousa também destacou a importância da união das entidades representativas — Afojebra, Fenassojaf e Fesojus-BR — e o apoio da Frente Parlamentar, ressaltando o espírito de cooperação em prol dos oficiais de justiça.
“Seguiremos trabalhando com seriedade, união e diálogo, defendendo os interesses dos oficiais de justiça e valorizando cada entidade que compõe esta Federação”, destacou o presidente João Batista Fernandes.
O Presidente do SINDIOFICIAIS-ES, Paulo Sérgio Torres Meinicke, ficará encarregado de atuar na função de 2º Secretário da Diretoria Executiva da Federação. A nova gestão da Fesojus-BR inicia oficialmente no dia 20 de novembro de 2025, com encerramento previsto para 20 de novembro de 2029.
Confira a nominata completa da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal eleitos:
DIRETORIA EXECUTIVA – FESOJUS-BR (2025–2029)
Presidente: João Batista Fernandes de Sousa
Vice-Presidente: Pedro Paulo Alves da Costa
Diretor Financeiro: Wendel Lacerda Oliveira
1º Secretário: Ricardo Eustáquio Gonçalves Pires
2º Secretário: Paulo Sérgio Meinicke
Diretor Jurídico: Fábio Ramos Bittencourt
2º Diretor Jurídico: Eduardo Cerveira Quintas
Diretor de Formação Sindical: José Carlos de Oliveira
Diretor Legislativo: Luiz Arthur de Souza
2º Diretor Legislativo: Hugo Pinto Corrêa
Diretor de Comunicação: Guilherme Mesquita Cerqueira
CONSELHO FISCAL – FESOJUS-BR (2025–2029)
Presidente: Telmo Freitas
Vice-Presidente: Elton Cléo Nogueira de Sousa
Secretário: Luiz Carlos Monteiro dos Santos
Texto: Produzido com informações da Assessoria de Comunicação Fesojus-BR