Home

»

Com auditório do pleno repleto de oficiais de justiça, presidente do TJES reconhece a legitimidade de pautas da categoria

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Samuel Meira Brasil Júnior reconheceu a legitimidade das pautas do SINDIOFICIAIS-ES sobre Risco de Vida (RV) e Indenização de Transporte (IT) durante a sessão do Tribunal Pleno realizada na tarde desta quinta-feira (4/7).

Durante a sessão, o Sindicato liderou a mobilização permanente de oficiais de justiça ao ocupar metade das cadeiras do auditório do pleno. A mobilização do SINDIOFICIAIS-ES foi notada com mais de 110 oficiais presentes, todos vestindo roupas pretas ou a camisa oficial da manifestação, que traz estampada o tema da pauta principal e histórica da categoria: “Risco de Vida – 40% já!”.

De acordo com o diretor de Família e Aposentados do SINDIOFICIAIS-ES, Francisco Manoel Bitencourt, o gesto e a fala do presidente do TJES, bem como os reajustes anunciados hoje no pleno já representam um importante e primeiro avanço para a categoria dos oficiais de justiça. Mas, também ressaltou que ainda há muito o que ser visto e avançado.

“Hoje tivemos um avanço. Entendemos que foi muito importante ver o presidente Samuel reconhecer e dizer, de público, que nossas pautas (referentes à Indenização de Transporte e, principalmente, a histórica pauta referente à readequação do Risco de Vida) terão andamento. A fala do desembargador Samuel Meira foi de que esses processos caminharão no Tribunal. Isso é muito importante para nós, oficiais de justiça. E queremos continuar debatendo o assunto, pois achamos que o orçamento comporta esses novos valores e, com certeza, estaremos acompanhando a tramitação e o SINDIOFICIAIS-ES estará presente no tribunal, inclusive, para conversar com o presidente e chegarmos a um bom termo para os dois lados nessas questões”, disse Francisco.

O oficial de justiça e diretor suplente Alan Roger Fagundes Caldeira pontuou que ao vocalizar e assumir um compromisso com os oficiais de justiça publicamente, na frente de mais de 20 desembargadores, o presidente do TJES deu outro tipo de contorno ao cenário.

“Temos certeza de que isso só aconteceu porque todos nós estávamos lá juntos e fomos respeitosos e assertivos. O desembargador Samuel assumiu publicamente o compromisso de dar andamento aos processos. Se comprometeu com a nossa categoria e agora temos condições políticas de acompanhar a evolução desses processos e pleitos”, completou Alan.

Segundo o diretor de Comunicação, Roberto Branquinho Lucas, foi bonito e muito representativo ver o que aconteceu de forma inédita com a realização desse Ato organizado e pacífico, mas questionador e assertivo dos oficiais que estiveram engajados e unidos para ocuparem o pleno no Tribunal nesta quinta-feira.

“Foi bacana ver esse movimento. Nunca tínhamos visto o que ocorreu no Ato de hoje. No final, com todos os filiados do SINDIOFICIAIS-ES se levantando para já ir embora e o presidente parar a fala dele para fazer uma menção direta ao nosso Sindicato, fisicamente. Isso eu nunca vi antes. O desembargador se comprometeu publicamente. Nosso engajamento foi bom e ainda pode ser melhor. Nossa categoria é uma das mais capacitadas e que está exposta a mais riscos no Poder Judiciário. Precisamos valorizar e qualificar. E essa vem sendo a atuação do SINDIOFICIAIS-ES. Esse avanço só foi possível graças a todos os colegas que acreditaram como nós, que é possível fazer a diferença. Muito obrigado a todos vocês que estiveram aqui junto com a gente hoje para dar esse passo”, destacou Branquinho.

A vice-presidente Gilceia Martins Marcelino ressaltou a importância de cada passo e do envolvimento dos oficiais, pois a união e o engajamento da categoria vão nos permitir alcançar espaços que antes não eram acessíveis e dar voz aos pleitos e demandas de todo o oficialato.

“Felizmente hoje tivemos boas notícias. E nosso movimento teve essa importância e alcance hoje pelo trabalho que começamos a fazer já há alguns meses. Vou citar o que um professor de Direito me ensinou anos atrás. Uma casa não ficará pronta sem que antes você coloque cada tijolo. E é isso que a gente veio fazendo aos poucos, mobilizando e convidando os colegas, vocês comparecendo, nós fazendo as visitas aos gabinetes, participando de reuniões. O nosso movimento e mobilização da categoria passo a passo. Temos considerações importantes, até para nos prepararmos para as próximas pautas. Vamos em frente. Contamos com vocês nos próximos movimentos!”, explicou Gilceia.

Confira mais Notícias

»

21.08.2024

Diretoria do SINDIOFICIAIS-ES se reúne com juízes corregedores em Vitória

»

16.08.2024

SINDIOFICIAIS-ES alerta: Promoção 2022 fica aberta até quarta-feira (21/8)

»

13.08.2024

SINDIOFICIAIS-ES se reúne com diretor da Emes para fomentar a realização de cursos de capacitação para oficiais

»

9.08.2024

SINDIOFICIAIS-ES aprova Prestação de Contas de 2022 e 2023 em AGO

»

7.08.2024

AGO sobre a Prestação de Contas de 2022 e 2023 será nesta sexta (9/8)

»

5.08.2024

Mais de 60 oficiais de justiça participaram do curso on-line sobre “Aplicabilidade do Sistema Infoseg”

»

1.08.2024

SINDIOFICIAIS-ES realiza AGO dia 9/8 para tratar da Prestação de Contas de 2022 e 2023

»

31.07.2024

Capacitação: curso promove reciclagem e possibilidades de melhorias na Central de Mandados