TJES elege a primeira Presidente mulher do Tribunal

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nesta quinta-feira (2/10), em uma sessão histórica, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) elegeu, pela primeira vez em mais de um século, uma mulher para assumir a Presidência do Tribunal. A Desembargadora Janete Vargas Simões, que comandará a corte durante o biênio 2026/2027, foi escolhida depois de uma votação unânime no Tribunal Pleno.

As primeiras palavras da nova presidente eleita foram para agradecer a confiança dos pares que a elegeram e confiaram no trabalho dela para conduzir a Presidência do Tribunal nos próximos dois anos.

“A oportunidade de fazer história como primeira mulher a presidir o Judiciário Capixaba. Uma missão que, certamente, será gigantesca na minha vida. Este momento não é apenas pessoal, mas institucional: reflete a força do colegiado e o compromisso de todos nós com a sociedade capixaba. Tenho plena convicção de que a missão de presidir esta Casa somente será bem-sucedida se exercida com diálogo, cooperação e espírito de união”, ressaltou a nova Presidente eleita.

Ao longo da história, já foram 87 homens ocupando a Presidência do Tribunal. A Desembargadora Janete Vargas Simões ainda reiterou o próprio compromisso de ser a primeira mulher Presidente desde a instalação do TJES, há 134 anos, e de que pretende servir com dedicação, transparência, serenidade e firmeza para continuar dignificando o Tribunal e escrevendo uma história de Justiça para todos.

Natural de Barra de São Francisco, a servidora Janete foi Juíza desde 1990 e tornou-se Desembargadora em 2014. Atualmente, é Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/PJES) desde 2016; Mediadora judicial pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); integrante da Diretoria do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), como representante da Região Sudeste (2024 – 2025); Diretora da Escola da Magistratura do Espírito Santo (Esmages) desde 2020; Presidente da Comissão de Soluções Fundiárias do TJES (2023 – 2025); além de Vice-presidente e Corregedora-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES).

O SINDIOFICIAIS-ES parabeniza a primeira mulher eleita Presidente do TJES hoje (2/10), a Desembargadora Janete Vargas Simões. O Sindicato parabeniza também o Vice-presidente do TJES, Fernando Zardini Antonio, o Corregedor-geral da Justiça eleito, Ewerton Schwab Pinto Júnior, o novo Vice-corregedor, Robson Luiz Albanez e o novo Presidente do TRE-ES, Namyr Carlos de Souza Filho, e para Vice-presidente e Corregedor, Arthur José Neiva de Almeida.

Fotos: Divulgação/Assessoria de Comunicação TJES

E no Conselho da Magistratura foram indicados os Desembargadores Jorge Henrique Valle dos Santos e Júlio César Costa de Oliveira, e como suplentes, Rachel Durão Correia Lima e Helimar Pinto.

Confira mais Notícias

»

12.11.2025

Porte de arma para Oficiais de Justiça: parecer do Ministério da Defesa reforça viabilidade de projeto

»

12.11.2025

Eleições 2025: chapas são homologadas pela Comissão Eleitoral

»

6.11.2025

Diretoria e Conselho Fiscal da Fesojus-BR tomam posse para o quadriênio 2025–2029

»

5.11.2025

Inscrições de chapas para as eleições 2025 do SINDIOFICIAIS-ES encerram amanhã (6/11)

»

4.11.2025

TJES convoca servidores aniversariantes de novembro e dezembro para Exames Periódicos de Saúde

»

1.11.2025

Novembro: auxílio-alimentação em dobro para os servidores

»

30.10.2025

Readequação do Risco de Vida para os Oficiais de Justiça segue sem definição no TJES

»

24.10.2025

Câmara aprova projeto que endurece penas para crimes contra Oficiais de Justiça e agentes da segurança